sexta-feira, novembro 11, 2005

AMD supera Intel em PCs

Duas noticias me deixaram animados nessa sexta-feira, são elas:

1. AMD supera Intel em PCs nos EUA

A AMD derrotou a Intel no mercado americano de PCs em outubro, com seus processadores presentes em 49,8% dos desktops e notebooks vendidos no varejo dos EUA, contra 48,5% da rival. Os números são da empresa Current Analysis. A expectativa, agora, é pelo desempenho das duas concorrentes durante as compras de fim de ano.

A AMD já havia liderado o segmento de desktops em setembro, com 52% das vendas, mas perdera no somatório. Desta vez, a empresa manteve a vantagem na categoria, com 67,7%, e aumentou a participação em notebooks, para 31,5%. No entanto, no mercado mundial de processadores x86 (que inclui servidores), a Intel tem a liderança folgada, com 80,8%, contra 17,8% da AMD.


2. Site da Dell vende processadores AMD

A Dell começou, recentemente, a vender processadores Athlon 64, da AMD, em seu site, deixando intrigados usuários e analistas do mundo inteiro. Como se sabe, a fabricante é a única entre as principais do mercado a oferecer exclusivamente máquinas com chips da Intel, em todas suas linhas de produto. Por diversas vezes, circularam rumores de que a Dell passaria a vender PCs e servidores AMD, mas isso nunca se concretizou.

Um porta-voz da empresa limitou-se a informar que a decisão de vender chips AMD "atende a demanda dos clientes". Ele não explicou, no entanto, por que a Dell não comercializa computadores equipados com esses mesmos processadores. Analistas acreditam que a medida sinaliza uma possível mudança da política, no curto prazo, ou uma estratégia de posicionamento na ação antitruste movida pela AMD contra a Intel.


Será isso um sinal dos tempos?

É o fim do monopólio da Intel no mercado de processadores. Isso é ótimo para nós, já que com a concorrência teremos processadores melhores e mais baratos.

Agora resta-nos esperar o fim do monopólio dos sistemas operacionais.

Nenhum comentário: